De acordo com informações veiculadas em emissora de rádio local e em redes sociais, a médica veterinária Dra. Camila Calheira, responsável por fazer as cirurgias do projeto, informou que o trabalho do castramóvel de Jequié se transformou em um grande desserviço à comunidade, segundo a médica, frente ao seu real objetivo que é o de controle da natalidade animal. Ela acrescentou ainda que em 2022, houve várias matérias sobre o número de animais que foram castrados e apresentando, com isso, todos os benefícios esperados frente esse importante instrumento público, onde apenas Jequié, no interior da Bahia, possui esse equipamento.
A médica pontuou ainda que, na contramão da evolução do projeto original, em 2023, o castramóvel ficou sem funcionamento, e que a falta de atendimento contínuo desse equipamento, invalidou o projeto proposto pelo equipamento, em razão de ter ficado fechado por tanto tempo.
Ela explicou que o castramóvel parado por todo esse período, foi o é suficiente para invalidar todo serviço prestado em 2022, isso por que os animais que seriam castrados em 2023 e não foram, eles estão a se reproduzir em progressão geométrica e com isso, a quantidade de novos indivíduos que precisarão ser castrados no futuro vai superar os que foram castrados em 2022, em consequência da demanda reprimida.
A médica foi dura na crítica ao dizer que todo o dinheiro público investido, terá que ser reinvestido para alcançar o resultado que já havia sido alcançado, e que todo projeto de controle de natalidade animal deve ser contínuo e responsável. E no momento, o trabalho realizado no município de Jequié com o castramóvel, foge completamente a esse padrão de eficiência, como se estivesse rodando em círculo e chegando sempre ao ponto de partida. O marco zero.
Finalizando, a médica veterinária Dra. Camila Calheira disse que não sabe ao certo, se essa irresponsável atitude por parte da secretaria de saúde está acontecendo por falta de conhecimento ou por falta de comprometimento dos gestores, mas é o dinheiro da população que está em jogo.
A reportagem da TV Jequié fez um primeiro contato com o secretário municipal de saúde, Marlon Pereira, o qual informou que o castramóvel ficou sem funcionar por um período de aproximadamente 45 dias e que em 2022, realizou mais de 2 mil castrações em felinos e caninos. Afirmando estar em reunião naquele momento, o secretário de saúde pediu que a reportagem retornasse posteriormente. Assim o fizemos por várias tentativas, sem êxito por falta de atendimento às ligações da reportagem ao secretário de saúde do município de Jequié.
A prefeitura de Jequié vem publicando em redes sociais o retorno dos trabalhos do castramóvel em Jequié, faltando apenas 120 dias para o encerramento do ano em curso.