TV Jequié - Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta- feira, 23 de Agosto de 2024

Desenvolvimento Social

Câmara de Vereadores da Bahia debate problemas da barragem da Pedra do Cavalo

Em Jequié, atingidos pela enchente te ainda aguardam providências do município e do estado

TV Jequié
Por TV Jequié
Câmara de Vereadores da Bahia debate problemas da barragem da Pedra do Cavalo
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Barragem da Pedra do Cavalo - Foto Divulgação

Enquanto não se tem notícias acerca das providências e trâmites legais sobre os danos causados pela enchente de dezembro de 2022, e ainda nada se discute com relação a novas medidas de segurança e controle de cheia ocasionadas pelo manancial hídrico da Barragem de Pedra, em Jequié, uma sessão especial será realizada na Câmara de Vereadores de Feira de Santana para debater a situação da Barragem da Pedra do Cavalo.

O debate que acontecerá amanhã, quinta-feira, 19/10, foi proposto pelo vereador Jurandy Carvalho (PL), presidente da Frente Parlamentar para a Agricultura, Pesca, Desenvolvimento Rural e Abastecimento Agropecuário, e contará com as presenças dos prefeitos de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB) e de Riachão do Jacuípe, Carlinhos Matos (União), o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida (PSB), além dos deputados estaduais Pablo Roberto (PSDB) e José de Arimatéia (Republicanos), entre outros.

A Barragem da Pedra do Cavalo fica entre os municípios de São Félix e Cachoeira, e além da região de Feira de Santana e do Recôncavo, o reservatório também abastece parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Desde fevereiro de 2022, a barragem é gerida pelo grupo Votorantim.

Àguas do Rio das Contas invadiram casas na Argemiro Melo - Foto: Tv Jequié

ATINGIDOS DESASISTIDOS

Até hoje os atingidos pela enchente de dezembro de 2022 aguardam por providências, principalmente na recuperação dos imóveis atingidos pelas águas. Os residenciais, principais localidades que foram mais danificados pelo aumento no nível das águas do Rio de Contas, somam aproximadamente 2.200 unidades habitacionais, e segundo os moradores, cerca de 80% das casas desses residenciais foram atingidos, e com isso mais de 1.000 famílias, até hoje, convivem com os problemas deixados pelo rastro de destruição das inundações do Rio das Contas.

Moradores pedem ajuda ao Prefeito de Jequié, Zé Cocá(PP) - Foto Ascom/PMJ

A MAB- Movimento dos Atingidos por Barragens, núcleo de Jequié, tem a frente a líder comunitária Maratania Pereira, que informou a nossa reportagem sobre os esforços que vêm sendo feitos para chamar a atenção das autoridades estaduais e municipais, com o propósito de buscar amparo social não só os atingidos pela enchente que moram nos residenciais, como também os moradores da rua Argemiro Melo, localidade bastante atingida.

ENCONTRO COM O GOVERNO ESTADUAL

No dia 16/10, segunda-feira passada, Maratania Pereira esteve reunida com o Secretário da Casa Civil do governo do estado, Afonso Florence, e apresentou o cenário o vem centenas de famílias que até hoje aguardam principalmente a reforma de suas residências, além da ajuda necessária já que perderam móveis, utensílios, eletrodomésticos, utilidades do lar e até roupas durante a invasão das águas. Afonso Florence solicitou aos moradores, um prazo de 10 dias para retornar com as providências a serem tomadas.

AJUDA DA SANTA CASA DE JEQUIÉ

Maratania informou ainda, que graças as ações da Santa Casa de Jequié e do Deputado Federal Antônio Brito (PSD), o sofrimento dos moradores foi amenizado com a realização da Feira de Saúde da Santa Casa, que oportunizou aos moradores centenas de procedimentos médicos necessários e urgentes, já que a localidade não dispõe de Posto de Saúde da Família, distante cerca de 3 quilômetros. Além da feira de Saúde, os moradores receberam Cestas Básicas distribuídas pela Santa Casa de Jequié.

Santa Casa realizou mais de 3 mil atendimentos médicos nos Residenciais  Foto: Divulgação

ATINGIDOS SE DECEPCIONAM COM PREFEITURA LOCAL

Com relação as providências por parte da prefeitura de Jequié, o prefeito Zé Cocá (PP) que esteve visitando os atingidos na ocasião da enchente, disse aos moradores que a prefeitura já fez o que poderia fazer, que os moradores deveriam procurar o governo do estado em busca de ajuda. Os moradores não aprovaram o posicionamento do prefeito.

Momento da visita de Zé Cocá aos moradores alagados  Foto; Secom/PMJ

ENCONTRO COM JERÔNIMO

Durante a passagem do governador Jerônimo Rodrigues à Ipiaú, em 8 de junho passado, quando na inauguração da Reforma e Ampliação do Hospital Geral, moradores dos residenciais atingidos pelas enchentes, se encontraram com o governador, entregando-lhe um pedido de socorro assinado por várias famílias atingidas, e obtiveram a garantia do governador, que após as festas juninas iria tomar providências sobre a situação dos residenciais. “Não esqueci de vocês, não! Após o mês de junho, passando as festas de junho, eu vou dar uma solução nessa situação, pois está no meu coração, ajudar essa gente minha”, afirmou Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia.

Moradores atingidos tiveram encontro com o Governador Jerônimo Rodrigues  Foto: GOV/BA
FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens de ser TV Jequié

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.