A Associação dos Cegos de Jequié (AJECE) tem sido uma luz brilhante na vida daqueles que enfrentam desafios diários devido à deficiência visual. Ao longo dessas três décadas, a AJECE tem desempenhado um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades, na defesa dos direitos e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual em nosso município.
Fundada em 26 de março de 1994, a Associação Jequieense de Cegos – AJECE, é um importante instrumento de transformação e emancipação das pessoas com deficiência visual. Tendo à frente Antonio Carlos Andrade Queiroz e Luzinete Maria dos Santos Queiroz, a AJECE se consolidou na história de Jequié por sua luta em defesa das pessoas com deficiência visual. A associação tem muito a comemorar nesses 30 anos de existência, sendo fundamental para que a deficiência não seja barreira para o desenvolvimento dos associados.
A AJECE atende aproximadamente 220 associados de cidade de Jequié e cidades circunvizinhas desenvolvendo atividades internas e externas como habilitação, reabilitação e Apoio pedagógico para alunos com deficiência visual que se encontram matriculados na rede regular de ensino desde as séries iniciais até o nível superior.
Na manhã desta terça-feira, 12/03, em sua sede, foi realizado uma grande comemoração pelos 30 anos de lutas e muitas conquistas por parte da AJECE. Estiveram presentes diversas autoridades e colaboradores da entidade, a exemplo do ex-prefeito de Jequié, o Professor Reinaldo Pinheiro.
“Estou muito feliz por ser convidado para participar deste momento de comemoração. Enquanto fui secretário de Educação do município, busquei auxiliar a entidade e continuei a parceria enquanto Prefeito do Município. A AJECE é um sol nesta cidade para aqueles que precisam e buscam o apoio dela,” afirmou Reinaldo Pinheiro.
Silvana Correia, primeira aluna da AJECE, afirma que a principal conquista dela foi a independência, poder se locomover pelas ruas da cidade sem a necessidade de pedir aos outros.
“Antigamente eu dependia de alguém para vir a AJECE, para ir à igreja, para ir ao centro da cidade. Hoje, graças a Deus eu sou ‘Bicha Solta’ a AJECE é muito importante em minha vida,” comemora Silvana.
Através de programas e projetos inovadores, a AJECE tem proporcionado suporte, orientação e capacitação para seus membros, promovendo a autonomia e a inclusão social. Além disso, a associação tem sido uma voz ativa na sensibilização da sociedade sobre as questões enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual, contribuindo para a construção de uma comunidade mais justa e acessível para todos.
Luzinete Queiroz, vice presidente da AJECE afirma que a luta das pessoas com deficiência visual não encerrou.
“Nossa luta agora é conquistar um ônibus para acolher a alta demanda. As kombis já não suportam mais a necessidade de nossos associados, pessoas de Jequié e da região que procuram a AJECE para conquistar sua emancipação,” pontuou Luzinete.
Neste marco de 30 anos, é importante reconhecer o impacto positivo que a AJECE tem tido nas vidas das pessoas com deficiência visual em Jequié. Que esta jornada de compromisso e solidariedade continue a iluminar o caminho daqueles que tanto necessitam. Parabéns à AJECE por esta conquista significativa e que seu legado perdure por muitas gerações.
Comentários: