NOTA DE REPÚDIO DA APLB-SINDICATO DE JEQUIÉ
A Diretoria da APLB-Sindicato de Jequié vem a público REPUDIAR as declarações inverídicas do Prefeito Municipal de Jequié referentes a esta entidade sindical, quando em entrevista na Rádio 95 FM/Programa Conexão 95, na manhã de sexta-feira (05/05), afirmou que “A APLB-Sindicato precisa debater, dialogar a educação de Jequié. Todas as reuniões com a APLB-Sindicato é para discutir salário.”
E ainda assegurou que “Gastou 78% do FUNDEB em 2022 só com folha de despesa de pessoal”, sem citar que na folha dos 70% do FUNDEB de Jequié também são pagos: os funcionários da educação efetivos (quantitativo de 98), os profissionais do REDA (quantitativo de 1.071) e todos os cargos comissionados da educação (quantitativo de 318), sem contar os funcionários terceirizados.
Atualmente a desinformação tem sido combatida com veemência, principalmente, pela busca da verdade que deve ser sempre valorizada. Essas declarações, além de contribuírem com a desinformação, ofendem a todos os profissionais da educação do quadro efetivo de servidores públicos municipais.
Não seremos coagidos e nem ficaremos calados! Reiteramos que a entidade sindical continuará atenta à devida aplicação dos recursos do Fundeb, com participação ativa nos diversos espaços democráticos que debatem a educação pública da nossa cidade e do Território, como também debater outras demandas que são essenciais para a emancipação do povo jequieense. Seguiremos lutando para que os Profissionais da Educação sejam respeitados e valorizados!
SEGUE O LEVANTAMENTO DA PARTICIPAÇÃO INSTITUCIONALIZADA DA APLB-SINDICATO QUE, DE FORMA ATIVA, TEM CONTRIBUÍDO NO DEBATE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE OUTRAS DEMANDAS DO TERRITÓRIO E DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ:
- I- CONSELHOS:
- a) CME – Conselho Municipal de Educação;
- b) CAE – Conselho da Alimentação Escolar – Segmento Professores da Educação Básica;
- c) CACS FUNDEB – Conselho de Acompanhamento e Controle Social Fundeb – Segmento Professores da Educação Básica;
- d) Conselho Previdenciário (IPREJ);
- e) Conselho Fiscal (IPREJ);
- f) Conselho Municipal de Saúde;
- g) Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa;
- h) Fórum Municipal de Educação.
- II- COMISSÕES E GRUPOS INSTITUCIONALIZADOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA:
- a) Comissão do Calendário Letivo;
- b) Comissão de Lotação e Relotação
- c) Comissão de Avaliação e Monitoramento do PME;
- d) Comissão de Revisão/Adequação do Estatuto e do Plano de Carreira;
- e) Comissão da Licença Prêmio;
- f) Comissão de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Processo Seletivo das funções gratificadas de Diretor e Vice-diretor escolar;
- h) Comissão Provisória da Coordenação Geral do Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres;
- i) Grupo Setorial da Educação do Território Médio Rio das Contas;
- j) Grupo de Trabalho para a Formação de Professores, instituído pela Secretaria Municipal de Educação.