Está sendo comum para os consumidores do maior centro de abastecimento da região, o CEAVIG, se depararem com uma quantidade considerável de animais soltos principalmente no setor de comercialização de carnes.
Os animais abandonados pelos seus tutores e que passam a viver nas ruas podem transmitir doenças como a raiva, a leishmaniose, a leptospirose, a escabiose, a toxoplasmose e a esporotricose.
A presença desses animais, com a omissão de fiscalização por parte da Vigilância Sanitária do município e do Ministério Público, coloca em risco a saúde dos consumidores e trabalhadores do Centro de Abastecimento Vicente Grillo. São mais de 30 mil pessoas que frequentam semanalmente o centro de abastecimento, importante polo de comercialização e distribuição de hortifrutigranjeiros, grãos, carnes e cereais.
É preciso que providências sejam imediatamente tomadas pela autoridades competentes, providenciando os devidos cuidados de saúde como a castração cirúrgica, a vacinação e desverminação periódicas, assim como visitas regulares de médico-veterinário ao local, para verificação das condições de saúde dos animais abandonados.
Comentários: