Não está sendo uma notícia boa para o município de Jequié, no médio Rio das Contas, distante 364km de Salvador, a onda da violência urbana que vem sendo estampada nos principais jornais e veículos de comunicação do estado da Bahia. A cidade que já ganhou o título de mais violenta do Brasil, conforme os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com média de 88,8 mortes para cada 100 mil habitantes, mantém uma média assustadora neste ano de 2024.
- Em 2022, foram 141 assassinatos. Agora em 2024, já são 71 assassinatos, 49,65% do total registrado em 2022, em apenas 5 meses, de janeiro a maio.
O QUE MUDOU
Até o mês de maio deste ano, Jequié já registra 71 mortes por homicídios dolosos, contra 58 em 2023, e 64 em 2022, quando o Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou o município como mais violento do Brasil.
No gráfico abaixo é possível notar o crescimento de 10,94% da criminalidade na terra do sol, se comparado entre os mesmos períodos de 2022 e 2024, de janeiro a maio, com pequena queda em 2023.


FIM DE SEMANA VIOLENTO
Desde o início do mês, o município de Jequié vem registrando acentuados casos de homicídios dolosos. Os 3 registrados logo no início, deram sequência a mais outros 5, inclusive com policial baleado no abdome e encaminhado para o Hospital Regional Prado Valadares, passando por procedimento cirúrgico e sem risco de morte.
Após esse episódio, as forças de segurança foram reforçadas com o apoio da CIPE Central, RONDESP e GRAER, que atuaram durante todo o final de semana para poder prender os criminosos.
No bairro do km04, as guarnições da polícia foram atacadas por criminosos e revidaram. O resultado da ação foi 3 adolescentes mortos, todos estudantes da rede municipal de ensino e com idades entre 13 e 15 anos.
ESTUDANTE DA UESB BALEADA
Ontem, por volta das 21h30, durante uma troca de tiros entre facções rivais, uma estudante da UESB, de carona em uma moto, pilotada pelo seu pai, ao passar pelo Alto da Prefeitura, onde fica a sede da Prefeitura de Jequié, foi alvejada por bala perdida que atingiu seu pé, sendo socorrida ao Hospital Regional Prado Valadares. Rumores de trocas de tiros em outros bairros da cidade, também foram comentadas em redes sociais.
Comentários: