TV Jequié - Informação e conhecimento sem fronteiras

Aguarde, carregando...

Sábado, 18 de Abril 2026

Notícias/Saúde

UNACON SERÁ IMPLANTADA NO HOSPITAL PRADO VALADARES

A informação é da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

UNACON SERÁ IMPLANTADA NO HOSPITAL PRADO VALADARES
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Tudo indica que a discussão sobre a implantação da UNACON, Unidade Serviço de Alta Complexidade em Oncologia está chegado ao fim.

Após questionamento do Deputado Federal Leur Lomanto Jr. (UB) que disse, ao cobrar do Ministério da Saúde, a publicação do serviço de habilitação para tratamento de pacientes com câncer no Hospital Santa Helena, em Jequié, obteve como resposta que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) teria solicitado o cancelamento da proposta.

 

Diante desse questionamento, a Sesab, respondeu que “há quatro anos o serviço de oncologia do Hospital Santana Helena busca se adequar para atender os requisitos necessários para a habilitação do Ministério da Saúde, sem que obtivesse sucesso”.

 

O deputado afirmou que houve avanços nos trâmites para a instalação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Jequié, e que faltava apenas a publicação no Diário Oficial da União garantindo a habilitação do Hospital Santa Helena. O prefeito de Jequié, Zé Cocá, inclusive, fez campanha pesada para a vinda da Unidade para o Hospital Santa Helena, tratando do assunto por várias ocasiões, incluindo até os esforços político do Deputado Hassan de Zé Cocá em campanha pública em Jequié.

 

A Sesab disse que o serviço de oncologia será implantado no Hospital Geral Prado Valadares, também em Jequié, em até 45 dias, e que este hospital “é considerado uma unidade de referência regional e possui habilitação do Ministério da Saúde para urgências e serviços de alta complexidade”.

 

A unidade conta com 345 leitos, sendo 39 UTIs adulto e infantil. Possui, ainda, serviço de imagens e laudos geridos pela PPP de Imagem, com equipamentos de última geração, como tomógrafo e ressonância magnética.

 

A Sesab disse também que “como a prioridade do Sistema Único de Saúde é a implantação de serviços assistenciais na gestão pública e compreendendo as dificuldades que as organizações privadas e/ou filantrópicas têm em garantir as metas quantitativas e qualitativas a partir dos padrões estabelecidos, a Sesab decidiu ofertar serviços de quimioterapia, cirurgia oncológica, consultas especializadas, bem como cuidados paliativos no HGPV”

 

Com Informações do Site Bahia Noticias

FONTE/CRÉDITOS: Bahia Noticias
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Tv Jequié
Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR