A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado - SUDEC, continua o monitoramento das cidades que foram atingidas pelas chuvas. De acordo com a SUDEC, ao menos 14 municípios do estado declararam situação de emergência em decorrência das fortes chuvas.
Entre os municípios que declararam situação de emergência estão:
- Andorinha
- Aurelino Leal
- Coaraci
- Firmino Alves
- Floresta Azul
- Ibirataia
- Itajuípe
- Itambé
- Itapebi
- Itororó
- Jaguaquara
- Maiquinique
- Rio Real
- Ubatã.
Em Ubatã, ao menos 256 pessoas ficaram desabrigadas por conta das fortes chuvas. A Defesa Civil de Ubatã e a Secretaria de Infraestrutura estão trabalhando para avaliar os danos e fornecer assistência aos afetados.
Em Ibirataia, o governo municipal decretou situação de emergência por 90 dias. Equipes da Defesa Civil e demais secretarias municipais estão atuando para prestar todo apoio necessário às famílias atingidas. Através das redes sociais, o prefeito Alexsandro Freitas, o Sandro Futuca (MDB) solicitou que a população ajude os trabalhos das equipes, evitando depositar entulho nas ruas e a recolher os materiais de construção das vias públicas, para impedir que as chuvas levem o material para os bueiros.
Em Jaguaquara, vários pontos da cidade foram afetados com alagamentos, a defesa civil e as secretarias municipais atuam desde a última sexta-feira 10/01, no auxílio às famílias.
O Governador Jerônimo Rodrigues esteve reunido na última quarta-feira, 15/01, com os prefeitos de Baixa Grande e Andorinha, duas dessas cidades que estão sendo afetadas pelas chuvas, nos últimos dias. Ações envolvendo diversos órgãos foram articuladas para atender os moradores dos municípios.
A previsão do tempo para os municípios da região, indicam tempo ameno e sem possibilidades de novos temporais.
Comentários: