Jequié - Os professores do município paralisaram as suas atividades nesta quarta-feira, 13/03, para exigir que o governo cumpra a lei nacional de pagamento do piso dos professores, além de outras pautas importantes para a classe docente. O pagamento do Piso Nacional é luta antiga dos professores de Jequié, até o momento o governo concedeu 6% de reajuste para a classe, o que foi aprovado pelo legislativo municipal.
Nesta quarta, os docentes exigiram o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), sem distorções, melhores condições de trabalho, a realização de concurso público na educação e a continuidade da implantação das aposentadorias requeridas, através de um cronograma sem interrupções.
De acordo com a APLB Sindicato, Jequié conta com pouco mais de 450 professores efetivos na rede municipal de ensino, muitos destes já completaram o tempo de serviço e esperam a aposentadoria. O Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, já deferiu diversas sentenças favoráveis para que o município realize a aposentadoria dos educadores que completaram seu tempo de serviço e esperam o sonhado descanso.
Além disso, a constante realização de processos seletivos simplificados, para contratação de professores é um problema para a classe, visto que os professores contratados não contribuem para o Instituto Municipal de Previdência, o IPREJ, autarquia responsável pelo pagamento dos aposentados e pensionistas municipais de Jequié.
A Prefeitura de Jequié realizou desde 2021, 2 processos seletivos simplificados para contratação de docentes por meio do Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, até a data de 12/03, houve a 70° chamada para docentes. No início do ano, no encerramento da jornada pedagógica 2024, o Prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), anunciou que realizaria concurso público para profissionais da educação ainda neste ano. A dificuldade é o tempo, visto que por se tratar de ano eleitoral, a justiça proíbe gestores de realizarem nomeações a partir do mês de julho. Sendo assim, Zé Cocá teria pouco mais de 3 meses para realizar as 15 etapas do Concurso Público.
Comentários: