Siglas de vários partidos políticos se reuniram ontem, 11/07, quinta-feira, na Associação Comercial e Industrial de Jequié para apresentar propostas de consolidação do Novo Programa de Governo para Jequié.
A iniciativa é dos partidos aliados PSD, PT, PC do B, MDB, Avante, Podemos e PSB, com objetivo de traçar estratégias que possam ser implementadas a partir de 2025, suprindo as demandas do município, com objetivo de corrigir as distorções atuais e que possam dotar Jequié de instrumentos capazes de projetar o município à condição de cidade competitiva e com pleno desenvolvimento econômico, social e político.
APONTAMENTOS
De forma geral, todos os envolvidos nas discussões, apontaram suas críticas no setor da saúde, especialmente nos transtornos trazidos aos pacientes do SUS, por meio do Sistema TDF, além da baixa capacidade e oferta de atendimentos na saúde básica do município e outros gargalos relacionados à dificuldade de agendamento em procedimentos de saúde, falha na oferta de medicamentos de uso contínuo, entre outros.

A educação municipal também foi foco dos debates apresentados, ressaltando a desvalorização dos profissionais, a precarização do setor com contratações de profissionais temporários, os investimentos elevados em infraestrutura educacional, em detrimento da dotação de condições básicas de funcionamento das unidades escolares.
A pesada carga tributária que foi instituída ao município após a criação do Código Tributário Municipal que elevou os custos para empresas de todos os segmentos, além de pesar também no bolso dos cidadãos, os novos valores que estão sendo cobrados sobre o IPTU.
Diante de uma série de abordagens importantes e cruciais, as sugestões de resolução para vários temas discutidos, foram apresentadas e copilados pela organização do evento, para a construção do Novo Programa de Governo, que tem sob a coordenação, Eduardo Lopes, presidente do PSB de Jequié.
Outros encontros serão realizados pela comissão, como forma de extrair do tecido social, as reais demandas de toda a comunidade Jequié, necessária para construção de um Programa de Governo, sustentado pela realidade, consistência, seriedade e compromisso sério com o município de Jequié