A partir desta terça-feira, 27/02, as unidades de saúde do município de Jequié devem iniciar a vacinação contra a dengue. A Secretaria de Saúde do estado da Bahia – SESAB, enviou no último dia 24, 4.500 doses da vacina Qdenga, para diversos municípios do estado poderem iniciar a imunização contra o vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegipty.
De acordo com a Prefeitura de Jequié, nesta etapa, crianças de 10 a 14 anos de idade estarão recebendo a dose do imunizante Qdenga, disponível em 25 salas de vacinação das Unidades de Saúde do município. Ainda segundo o Secretário de Saúde do Município, Marlon Pereira, Jequié já registra 88 casos da doença, entretanto, o município não está em estado de emergência como outros municípios da região, a exemplo de Ipiaú e vitória da conquista.
A proximidade de Jequié com Ipiaú, que enfrenta uma epidemia de casos de dengue, reforçou a necessidade do Governo do Estado em enviar doses para que o município de Jequié possa prevenir a propagação da doença.
Prevenção
Mesmo com a imunização sendo iniciada, as autoridades sanitárias reforçam que a melhor forma de prevenir novos casos da doença é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Comentários: