A eleição para a nova diretoria da Associação de Moradores do Parque do Sol foi inédita em dois aspectos: primeiro, uma das chapas foi formada exclusivamente por 12 mulheres, moradoras do bairro. E segundo, a interferência da prefeitura municipal na eleição, algo nunca experimentado pelas associações de bairros.
No histórico das eleições nas dezenas de associações que representam os bairros que compõem a cidade de Jequié, não existe precedente da intervenção direta da prefeitura na escolha de um candidato da sua preferência. Os moradores sempre foram soberanos e livres para escolher a diretoria de suas associações, sem o desconforto que foi demonstrado pela prefeitura de Jequié na eleição do Parque do Sol.
USO DA MÁQUINA PÚBLICA
Na tentativa de desequilibrar a disputa e num ato de desrespeito à democracia, o prefeito Zé Cocá (PP) não só gravou vídeo de apoio ao seu candidato como também enviou um exército de servidores numa força-tarefa que levou serviços que não foram executados ao longo dos 4 anos de seu mandato. De limpeza pública à troca de lâmpadas, campanha de vacinação, reforma de parque infantil, promessas de pavimentação e outras ações para beneficiar o bairro esquecido, além da utilização de carro de som e voz oficial que presta serviço à prefeitura.
A VOZ DO POVO FALOU MAIS FORTE
De nada adiantou o desespero do prefeito Zé Cocá em querer impor a vitória do seu candidato à reeleição, Neilton Santos, que obteve 33% dos votos (113), enquanto a chapa 2, tendo Simone Mendes como candidata, obteve 65% (224), 111 votos a mais que a chapa derrotada.
Mas não foi uma tarefa fácil fiscalizar o andamento da votação, marcada por disputas e interesses escusos, evitados graças à presença do jornalista e advogado, Dr. Márcio Lima que dirimiu e mediou os conflitos, mantendo a ordem e prevalecendo o clima democrático e equilibrado durante o período de votação.
PROVA DO AMOR
A chapa 1, que não logrou êxito na eleição e que esteve à frente da diretoria da associação por quase 5 anos, tem agora a oportunidade ímpar de provar, o que foi seu discurso de campanha, que estava à frente da presidência da associação por um ato de amor e dedicação à sua comunidade. Para isso, deverá utilizar da sua influência na prefeitura, especialmente junto ao prefeito e seus secretários, para ajudar a nova diretoria, abraçando o novo projeto da chapa eleita e caminhando de mãos dadas com a nova diretoria.
NOVO RECOMEÇO
Sem dúvidas, o resultado dessa harmonia e união será a melhoria da qualidade de vida para os moradores, através do atendimento da prefeitura a setores considerados deficientes, como a prática esportiva, cursos profissionalizantes para os moradores, asfaltamento da via de acesso ao residencial, presença mais efetiva das secretarias de Serviços Públicos e Desenvolvimento Social, além da escuta regular do prefeito Zé Cocás às demandas dos moradores do Parque do Sol.