A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Saúde e demais órgãos municipais, deu início a campanha de conscientização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. As ações tomadas pela pasta vã desde Blitzes educativas, visitas a localidades pelos agentes de endemias e demais ações para enfrentar a doença.
Desde o início do ano, o país passa por uma epidemia de dengue, tendo municípios da região, como Ipiaú, declarado situação de emergência por conta do elevado número de casos registrados pela Secretaria de Saúde. Na Bahia, até o momento já foram registrados 34.325 casos da doença, com 6 óbitos decorrentes da doença e mais 25 casos estão em investigação segundo dados do Ministério da Saúde. O município de Jequié registra 29 casos e nenhum óbito.
“Estamos no período chuvoso, época que favorece a proliferação do mosquito e 80% dos focos do transmissor estão localizados dentro dos imóveis residenciais, por isso estamos chamando atenção da população para nos ajudar nessa luta. Mas, além da compreensão dos moradores, temos agido de forma bastante enérgica, ampliando os mutirões, especialmente nas localidades de maior incidência, temos feito a aplicação do bloqueio químico nos pontos de identificação de casos suspeitos, tudo isso contando com o trabalho dedicado dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, e temos intensificado as visitas domiciliares que acontecem em todos os dias da semana e, também, aos sábados e domingos. Estamos atentos e alertas!”, destacou Marlon Pereira, secretário de Saúde de Jequié.
Além das medidas de conscientização, o município de Jequié iniciou a campanha vacinal contra a dengue no dia 27/02 tendo como público alvo, crianças com idade entre 10 e 14 anos. A expectativa é que o público seja ampliado a medida que o Ministério da Saúde encaminhe novas doses da vacina para os estados e municípios.
Comentários: