Tem sido uma discussão sem limites nas redes sociais sobre a prioridade nos gastos públicos municipais em Jequié. Nesse debate acalorado, há quem defenda os investimentos públicos na contratação milionária de artistas para a festa pública de São João, a exemplo de Wesley Safadão, por quase R$ 1 milhão para um show de 2 horas.
Com base nos valores apresentados pelos municípios baianos em 2024, ao Painel da Transparência do Ministério Público da Bahia, referente às contratações de artistas nos festejos passados, os nomes já anunciados pela prefeitura de Jequié, totalizam gastos de R$ 3.580.000,00 (três milhões quinhentos e oitenta mil reais), conforme tabela abaixo:

Por outro lado, há quem insista na defesa dos investimentos públicos em áreas prioritárias, voltadas para as necessidades básicas da população, especialmente a mais carente que depende dos serviços públicos para viver, ao mesmo, com dignidade.
Essa ala defende a melhoria na saúde, com depoimentos cruciais de que faltam médicos, medicamentos, consultas e exames básicos nas unidades de saúde do município, suficientes para atender a demanda considerada reprimida há anos.
Na educação, as queixas são transversais e vão desde a desvalorização da classe educadora até a péssima qualidade da merenda escolar nas unidades de ensino do município.
Enquanto não se chega à uniformidade de opiniões, o município segue gastando como quer os recursos públicos, sem a apresentação de um programa de governo que estabeleça as diretrizes de investimento com base na prioridades em eixos essenciais como educação, saúde, segurança, assistência social e esportes.
Comentários: