O cargo maior de um município é o de Prefeito, responsável por gestar a cidade inteira na busca do desenvolvimento ecônomico e social, da geração de emprego, de melhorias na Saúde, educação, segurança, esporte, cultura e infraestrutura. Uma missão que pode ser difícil para muitas cidades que dependem dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios -FPM, para manter em dia os compromissos financeiros e investir em áreas prioritárias.
Na escolha da renovação ou permanência, algumas cidades próximas a Jequié, já definiram os principais nomes nas disputas aos cargos de prefeitos e legisladores, sendo que várias convenções partidárias já foram realizadas e as chapas majoritárias já foram definidas.
Jequié
Segundo pesquisas encomendadas, há um favoritismo para o atual prefeito Zé Cocá (PP), que dispensou diversos nomes para vice, e escolheu por capricho próprio, o seu sobrinho, frustando a pretenssão da Câmara de Vereadores de Jequié em emplacar o vereador Colorido (UB), que foi descartado por Zé Cocá.
Nessa disputa, Zé Cocá, candidato a reeleição, contará com o apoio de 7 partidos (PP, UNIÃO BRASIL, REPUBLICANOS, CIDADANIA, PDT, PRD E PSDB).
Esse dito favoritismo será comprovado na disputa eleitoral que terá na oposição, Alexandre da Saúde (PSD), compondo com o Partido dos Trabalhadores, o ex-vereador Réges Silva (PT), que contará com o apoio de 10 siglas partidárias (PSD, PT, PC do B, MDB, PODEMOS, PSB, AVANTE, SOLIDARIEDADE, REDE E PSOL). Diante desse cenário, possivelmente não existirá a terceira via, mais um candidato a entrar no páreo, levando a crer que a disputa assim permanecerá polarizada entre Zé Cocá e Alexandre da Saúde.
Ipiaú
Finalizando seu segundo mandato, a prefeita Maria das Graças Mendonça (PP), indicou a secretária de saúde, Laryssa Dias (Avante), e possivelmente o atual vereador Orlando Silva (PT), na condição de vice, para dar proseguimento ao seu projeto para Ipiaú.
A convenção para definição acontecerá no próximo dia 26/07, sexta-feira e há a expectativa de que o Ministro Chefe da Casa Civil e ex-Governador Rui Costa, compareça ao evento. Vale lembrar que a Prefeita Maria foi uma das poucas prefeitas do PP que se manteve no grupo de apoio do PT na disputa ao Governo do Estado, sendo uma das principais articuladoras da campanha de Jerônimo Rodrigues na região. A chapa terá o apoio dos partidos PT, PP, PC do B e Avante.
Do campo oposicionista o candidato deverá ser o empresário Alipinho (União Brasil) que havia declinado da candidatura no final do ano passado, mas mudou de ideia e deverá disputar contra Laryssa Dias, tendo como candidato a vice em sua chapa, o médico ginecologista Dr.º Leôncio. Alipinho disputou o cargo de prefeito em 2020 contra Maria, mas não logrou êxito. De acordo com informações locais, o pré candidato do PSD Matheus Menezes desistiu de concorrer devido a incompatibilidade partidária que impede o seu partido de coligar com o União Brasil. Desse modo, o município deverá ter apenas dois candidatos na disputa ao executivo municipal. Alipinho terá como partidos aliados o União Brasil e o PL, o PSD de Matheus Menezes deverá apoiar de forma discreta, já que o partido não pode coligar com o UB.
Ibirataia
A situação em Ibirataia ainda não está definida. A Prefeita Ala Cléia (PSD) está finalizando seu segundo mandato consecutivo e não poderá disputar a reeleição, dessa forma ela indicou a Procuradora Geral do município, Naiana Santana para disputar como candidata da situação, frustrando os planos do Vice-Prefeito Juca Muniz (Avante) e do aliado Sandro Futuca (MDB) que esperavam ter o nome indicados pela prefeita. Entretanto, após conversas, Naiana decidiu recuar de ser o nome da gestão e indicou que será candidata a vice na chapa encabeçada por Sandri Futuca que é Presidente licenciado do MDB na Bahia e ex-presidente da CERB. A convenção para definir a chapa e os partidos que irão compor acontecerá no próximo dia 05/08.
Ainda estão em conversas para definir candidatura, o vice-prefeito Juca Muniz, o ex-prefeito Jorge Fair (União Brasil) e o empresário Elísio do Coal (PL).
Itagi
Na cidade a situação se desenha para ter apenas dois candidatos na disputa. Pelo lado da situação, o atual prefeito Dr. º Olival (União Brasil) escolheu o nome de Saulo Islan (União Brasil) para representar o seu grupo político. Nas pesquisas de intenção de votos, o nome do Secretário de Administração da cidade aparece como favorito para sucessão de Dr. º Olival Andrade.
Pela oposição, o nome escolhido pela federação PT, PC do B e PV para a disputa foi o de Tony do PC do B. Ele venceu a disputa interna com o pré candidato Renan que faz parte da federação e por isso não deverá concorrer. Aguardamos a definição das convenções partidárias no município para definição dos nomes para Prefeito e Vice.
Jitaúna
Na cidade vizinha de Jitaúna a situação se desenha para ter uma única candidatura no município. O atual prefeito Marcelo Pecorelli (AVANTE) não deverá ter disputa para a sua reeleição para o comando do município. Após a eleição do ex-prefeito Patrick Lopes (Avante) para Deputado Estadual, Marcelo assumiu o município e vem conduzindo com maestria os destinos políticos da cidade, tendo ao seu lado, todos os nove vereadores, que se filiaram ao Avante e devem disputar novamente a recondução. A oposição no município até chegou a cogitar lançar um nome, mas a ideia foi rejeitada pela falta de apoio da população aos nomes apresentados.
Comentários: