O Site Iramaia Notícias, na Chapada Diamantina, chamou a atenção das coligações que vem se formando no interior do Estado, com vistas às eleições de outubro próximo. A observação do Iramaia ficou por conta das movimentações do Partido Movimento Democrático Brasileiro – MDB, que na Bahia e no Brasil é base de apoio ao Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e o presidente da República, Lula da Silva, ambos do Partido dos Trabalhadores.
O desconforto de políticos da Chapada Diamantina está relacionado ao fato do prefeito de Iramaia, Antônio Bastos (PP), conhecido com Tunga, que sabidamente, abraçou o MDB local e colocou na sua base para apoiar o seu candidato a prefeito, Piu de Santo (PP), que é presidente do legislativo local.
Com essa jogada, Tunga coloca a direção do MDB da Bahia em maus lençóis, exatamente por que Tunga faz parte do grupo de ACM Neto, fez campanha para ele na eleição de 2022, sendo derrotado por Jerônimo Rodrigues, e tambem foi apoiador de Bolsonaro na eleição passada, sendo derrotado pelo seu adversário, hoje o presidente Lula.
A turma do “com ele não caminho”, está pedindo a mesma providência que foi tomada em Maracás, quando o MDB retirou das mãos da irmã da presidente da câmara, Suzy Brito (PDT), que queria seguir o mesmo caminho do diretório de Iramaia, ter independência para apoiar o candidato do prefeito Soya Novaes (PDT), Eliosvaldo Fonte, que genro de Tunga, prefeito de Iramaia. Uma jogada e tanto!
Essa forma de deixar alguns diretórios de cidades do interior, adotarem suas próprias iniciativas de direcionamento de apoio, seja a partido A ou B, a grupo X ou Y, sem obedecer a verticalização que o Partido MDB segue nacionalmente e na Bahia também, pode gerar um atrito nas relações partidárias, pois aqui na Bahia, a fidelidade e respeito são dois ingredientes que o governador Jerônimo Rodrigues nunca dispensou nas relações institucionais e políticas.
Comentários: