Não existe desculpas para o ato do líder religioso. Não importa qual a religião, não importa qual o gral de espiritualidade. Não se pode fazer com uma criança o que o Dalai-lama fez, um ato absolutamente abominável. É verdade que acontece também em outras religiões, mas, não é justificativa para que ele faça também. O que é de fundamental relevância é que o Dalai-lama não é o chefe do budismo, não é um papa do budismo, o budismo não tem chefe. E quem é o Dalai-lama? Ele é um chefe local na região do Tibete, e em algumas regiões da Ásia onde o budismo se expandiu, o budismo começa na China e depois se expande, mas ele adquiriu algumas características locais, por exemplo o chamado budismo tântrico, que envolve relações sexuais, ele que veio da Índia e depois foi para o Tibete e lá praticava. E na medida que o budismo se misturava com as práticas locais, ele adquiriu certas formas que no ocidente não são muito conhecidas, uma delas é essa.
Dalai-lama é mundialmente conhecido por dois motivos, primeiro que ele tem uma quantidade de livros enorme que publicou, segundo que ele é fruto da guerra fria, quando a China invadiu o Tibete ele fugiu para a Índia onde está até hoje, com o apoio dos Estados Unidos e da mídia ocidental. O filme “O pequeno Buda” de 1993, o popularizou muito, mas isso não significa que ele represente a religião budista, ele representa um budismo misturado com tradições folclóricas do Tibete que todos conhecem.
O Dalai-lama deve ser responsabilizado como qualquer outro cidadão pela atitude que teve com o garoto, o fato de ele representar a liderança de uma parte da religião budista, ele deve responder judicialmente pelos seus atos sim. Se qualquer cidadão está sujeito à lei, ele deve ser igual. Ele que era chefe de estado e fugiu com a invasão dos chineses deveria ser responsabilizado por pedofilia na própria Índia onde está. Lembrando que o celibato é opcional no budismo, é uma decisão do homem/mulher o monge ou a monge escolhe se quer ou não se casar. Isso não faz ninguém melhor ou pior dentro da religião. O budismo não tem a mesma hierarquia que conhecemos nas outras religiões ocidentais. Para eles uns estão mais próximos outros mais longe da iluminação.
Comentários: