O Hospital Geral de Ipiaú tem sido alvo de reclamações dos pacientes que procuram a unidade de saúde para o atendimento médico hospitalar e relatam a demora no atendimento, com recepções sempre lotadas. Há também reclamações de familiares com parentes internados que questionam a qualidade do atendimento.
Para conhecer a real situação diante dos reclames da população e tendo como base o a função institucional de zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição, promovendo as medidas necessárias para garantir tais direitos e intervindo judicialmente quando for preciso para garantir os direitos dos cidadãos, o Ministério Público da Bahia, por meio da Promotoria de Justiça de Jequié, decidiu por instaurar o Procedimento Administrativo de n.º 003.9.242001.2025, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades relacionadas à prestação do serviço de saúde no Hospital Geral de Ipiaú, consistentes em indícios de subdimensionamento e sobrecarga da equipe de enfermagem, com reflexos na qualidade do atendimento e na realização de transferências de pacientes, bem como em supostas inadequações estruturais e sanitárias das ambulâncias utilizadas para transporte Intra-hospitalar, potencialmente comprometendo a segurança de pacientes e profissionais.
Com a determinação para cumprimento das diligências processuais, a Promotoria de Justiça determinou o prazo de 1 ano para conclusão do procedimento sob a condução da Promotora de Justiça, Dra. Caroline Viana Longhi.
Comentários: