TV Jequié - Informação e conhecimento sem fronteiras

Quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Bahia/Municípios

Rodrigo Machado: "A prefeitura faz o básico e muito mal feito."

Pré candidato a Prefeitura de Ipiaú fala sobre a administração municipal e os desafios da cidade para os próximos anos

Rodrigo Machado:
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Ao passo que os partidos políticos já se preapram para a disputa do pleito eleitoral municipal em 2024, muitas candidaturas já iniciaram seus trabalhos de articulação e construção de alianças visando o cargo de gestor municipal. Na cidade vizinha de Ipiaú, um dos nomes que aparece como alternativa da oposição a Gestão da Prefeita Maria das Graças Mendonça, é o nome do empresário Rodrigo Machado.

Rodrigo concedeu entrevista exclusiva para a TV Jequié e fez alguns apontamentos a respeito da administração municipal e os desafios do município para os proximos anos, destacando as áreas prioritárias para a população. Veja abaixo a entrevista completa.

 

TV Jequié: Rodrigo, qual sua experiência na administração pública?

Rodrigo Machado: Eu diria que tenho uma razoável experiência e vivência na administração pública, apesar de ter 36 anos de idade. Sou fisioterapeuta de formação e especialista em Saúde Pública pela UFBA. por isso, ocupei por duas oportunidades, ainda que interinamente, a secretaria municipal de Saúde de Ipiaú, além de ter ocupado outros cargos na coordenação de Atenção Básica do município.

E quanto ao que chamo de vivência é que acompanho e participo, diariamente, a vida pública do meu país, do meu Estado e do meu município, dialogando com personagens do meio e sempre me debruçando sobre as questões da administração pública.

Sem soberba – e não podia ser diferente – tenho muita autoconfiança, me sinto em condições plenas de tocar os desafios da gestão do meu município. Sei muito bem o que fazer e como fazer.

TV Jequié: Como você avalia a gestão da Prefeita Maria das Graças Mendonça? Por que?

Rodrigo Machado:  Uma gestão bem comum. Faz o básico e muito mal feito. É incapaz de fazer uma única obra com recursos próprios, vive de pires na mão em busca de recursos federais e do Estado. Para resumir, nada funciona bem. Se a gente citar aqui tudo, o espaço não seria suficiente.

Diria, ainda, que a prefeita usa cargos públicos como moeda de troca. E a prefeitura não funciona como agente de desenvolvimento. A cidade perde população por falta de oportunidades no mercado local. Veja os números do IBGE sobre a nossa população.

1970 27.622

1980 39.075

1991 45.245

2000 43.621

2010 44.390

2022 40.706

 

TV Jequié: Quais pontos da administração municipal precisariam de ação para melhorar?

Rodrigo Machado: Primeiro digo que a administração deve ser um agente de desenvolvimento, deve contribuir para o crescimento do município. Deve melhorar os serviços básicos de saúde, não permitindo que faltem médicos e medicamentos nos postos de Saúde. E ter um sistema de saúde menos dependente de outros centros e com oferta de profissionais médicos de diversas especialidades.

E para além de construir praças e pavimentar ruas – que são muito importantes – ter capacidade de atrair investimentos para realização de obras estruturantes na cidade. Por exemplo, o trânsito de Ipiaú é caótico porque não tivemos a capacidade de construir um anel viário. É carga pesada circulando por nossas vias urbanas diariamente, tendo em vista que a nossa cidade é cortada por uma rodovia federal.

A última grande obra recebida por Ipiaú foi um Colégio, inaugurado em 2000, com o nome de Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e agora se chama Complexo Integrado de Educação de Ipiaú. Rodoviária e Ginásio de Esportes vieram nos anos 80.

A prefeitura faz o básico e muito mal feito. Em 2022, o município alcançou uma receita total de R$ 172.522.048,12 e é incapaz de fazer uma única obra com recursos próprios. Austeridade é zero com o dinheiro público. É muito mal administrado, enfim.

TV Jequié: Sua pré-candidatura conta com quantos apoios?

Rodrigo Machado: Rodrigo Machado é o representante de um ideário. A minha pré-candidatura, antes de tudo, é coletiva. Representa um grupo político e de pessoas que lutam para retirar Ipiaú do atraso e da estagnação e fazer a cidade voltar a crescer.

Ela já nasceu, por isso, muito forte. E a gente percebe no dia a dia de diálogo com a comunidade que a receptividade indica que ela vem crescendo ainda mais.

TV Jequié: Alipinho foi candidato na última eleição e indicou seu nome para a disputa em 2024, como foi o convite e quais conselhos recebeu dele?

Rodrigo Machado: Eu tenho um privilégio. Tenho um orgulho danado de ser amigo e conhecer Alipinho profundamente.

A minha identificação com Alipinho é muito forte. É muita sintonia. Somos empresários, embora ele esteja em outro patamar de crescimento, e compartilhamos de um mesmo ideário, de um mesmo sonho: ver Ipiaú voltar a crescer.

Alipinho embora não esteja candidato e diretamente na política, é o maior líder desta terra. Agora em 2022, alcançou votação recorde de 10.712 votos para deputado federal– 45,85% do total de votos destinados aos candidatos a deputado federal na cidade – e deu demonstração de muita força. O dobro do segundo colocado.

O dobro do candidato da máquina pública municipal. É impressionante o carinho e o respeito que o povo de minha terra tem por ele. É o reconhecimento da importância dele para o município.

Líder é isso – respeitado e admirado, mesmo sem ter uma máquina de cargos em comissão, temporários e terceirizados para usar como moeda de troca. Mesmo sem ter uma máquina de favores bancada pelo poder público municipal.

Não tenho, então, um conselho específico para citar. Digo que frequentemente dialogo e debato com Alipinho.

TV Jequié: Quais áreas do município serão prioridade em seu eventual governo?

Rodrigo Machado: Evidentemente que saúde, educação e geração empregos.

TV Jequié: Qual sua opinião sobre o relacionamento da Câmara de Vereadores com o Executivo?

Rodrigo Machado: O que tenho percebido é que a Câmara de Vereadores sob a presidência do vereador Robson Moreira, mantém uma relação institucional e republicana, colocando os interesses do município acima de tudo.

TV Jequié: Qual sua avaliação do atual legislativo municipal?

Rodrigo Machado: De um lado, uma bancada que sempre diz amém a prefeita, incondicionalmente: a situação. Do outro, uma oposição institucional, programática, que coloca os interesses da comunidade acima das disputas partidárias. Mas que é vítima da perseguição sistemática do executivo.

Foram reprovados projetos como o que reconhece a profissão de Condutor de Veículo de Emergência no município. Outro que previa a obrigação de instalação de câmeras videomonitoramento nas escolas foi rejeitado. Ainda tiveram a coragem de rejeitar um projeto que obrigava a Prefeitura de Ipiaú a publicar a lista de espera de atendimento na Saúde.

Todos do mais relevante interesse público. Mas recusados pela bancada da Prefeita porque são de autoria de vereadores da oposição.

TV Jequié: Ipiaú pouco cresceu nos últimos 20 anos, a economia foi auxiliada com a chegada da mineradora para a região, mas ainda há pouco crescimento tanto populacional quanto em geração de renda para a população. Como reverter esse quadro?

Rodrigo Machado: A Mineradora ajudou, principalmente em relação ao mercado imobiliário e também ao comércio. Mas ela está fincada em solo de Itagibá e é pra lá que vão os royalties.

Mas como já disse aqui. A mudança começa com a prefeitura mudando sua postura, funcionando como agente de desenvolvimento. Uma conjunção de iniciativas pode reverter o quadro.

Uma delas, por exemplo, seria atrair grandes âncoras do ensino superior – seja pública ou privada. Tipo um grande campus aqui da UEFS – com oferta de cursos de grande procura. Isso ajudaria a atrair novas levas populacionais para Ipiaú e fixar aqui aqueles que saem em buscar de oportunidades.

São muitas inciativas, estamos reunindo um grupo de pessoas que está redigindo um documento conjunto sobre essa frente de gerar emprego e renda em Ipiaú e este site vai ter acesso.

TV Jequié: O grupo político que você faz parte é capitaneado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que lidera a oposição ao Executivo estadual. Qual será sua relação com o governo Jerônimo?

Rodrigo Machado: Republicana, institucional, democrática. De dois gestores preocupados com bem-estar de seu Estado e de seu município, colocando isso acima de qualquer diferença partidária. Sinceramente, eu não sei onde o fato de eu ser do União Brasil, o mesmo partido de ACM Neto, pode atrapalhar. Aliás, ACM Neto é um bom exemplo. Enquanto prefeito de Salvador, teve o melhor relacionamento com Rui Costa, que era governador da Bahia. E agora, Bruno Reis vai muito bem com Jerônimo Rodrigues. Vejo o presidente Lula receber o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, que é um Bolsonarista. Assim, eles fazem por São Paulo e pelo Brasil. Essa história que gestores precisam ser do mesmo partido eu classifico como terrorismo e Fake News. Obra de gestores incapazes.

TV Jequié: Poderia deixar uma mensagem para o povo de Ipiaú?

Rodrigo Machado: O futuro da nossa cidade está em nossas mãos. Juntos, podemos construir um novo capítulo para nossa comunidade. É hora de retomarmos o controle, colocando a gestão de Ipiaú de volta nas mãos dos ipiauenses. Com união, transparência e comprometimento, podemos vislumbrar um horizonte de esperança, desenvolvimento e orgulho em nossa terra. Vamos trabalhar juntos para um amanhã melhor e mais brilhante para todos nós.

FONTE/CRÉDITOS: Rafael Gomes
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens de ser TV Jequié

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.