Espalhe por ai:

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) foi internado na manhã desta quarta (14) com dores abdominais e soluços. Há alguns dias, o presidente vinha reclamando destes soluços que, segundo ele, teriam relação com medicamentos que ele vem tomando.

Bolsonaro começou a reclamar dos soluços no ultimo dia 05, em sua tradicional conversas com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada. Dias depois em entrevista, ele chegou a relacionar os soluços com a medicação:

— Estou com soluço há cinco dias. Fiz uma cirurgia para implante dentário no sábado. Talvez em função dos remédios que eu estou tomando, estou 24h por dia com soluço — disse em entrevista à rádio Guaíba.

Entre as causas, há as mais variadas: a mais conhecida é a gastrointestinal, mas também pode ser estresse, ansiedade e alterações do sistema nervoso central, passando por diabetes, disfunção renal e chegando até mesmo a infarto e pneumonia.

Segundo especialistas da área médica, soluços constantes, na maioria das vezes pode ser inofensivos e são causados por espasmos do diafragma, o músculo que fica na base do pulmão. Os soluços podem ser causados também por problemas gástricos (como refluxo e gastrite), neurológicos ou pulmonares. Em alguns casos, certos tumores, particularmente os tumores do esôfago, podem irritar o nervo frênico, dando origem aos soluços.

O cirurgião que tratou Bolsonaro quando ele sofreu o atentado durante a campanha, foi chamado para examinar o Presidente.

O Palácio do Planalto divulgou uma nota oficial sobre o internamento do chefe do executivo. Leia a nota na íntegra:

 

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, por orientação de sua equipe médica, deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, nesta quarta-feira (14) para a realização de exames para investigar a causa dos soluços.

Por orientação médica, o presidente ficará sob observação, no período de 24 a 48 horas, não necessariamente no hospital. Ele está animado e passa bem.

 

Secretaria Especial de Comunicação Social

 

Secom/MCom

Espalhe por ai: