Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Bahia/Polêmica

QUEM MAIS PREJUDICOU JEQUIÉ: A REPORTAGEM OU A REDE SOCIAL?

A politização, as Fake News e os compartilhamentos ajudaram a propagar uma notícia ruim sobre a violência em Jequié

QUEM MAIS PREJUDICOU JEQUIÉ: A REPORTAGEM OU A REDE SOCIAL?
DOC/Tv Record
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A propagação feita nas redes sociais, da matéria da Rede Record de Televisão sobre a violência em Jequié, fez mais estrago do que própria matéria. Na opinião de muitos internautas ouvidos pela reportagem da TV Jequié, o destaque nas polêmicas criadas por militantes de redes sociais, após a exibição da matéria pela TV Record, tornou ainda maior o vexame da cidade frente à violência urbana relevada pelo Anuário da Segurança Pública no Brasil.

A chamada preliminar para a série de reportagens da Record sobre a violência em Jequié, se embasou em dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, que classificou Jequié como a cidade mais violenta do Brasil, foi com base nos dados fornecidos pelas Secretarias de Segurança Pública e pela Polícia Civil dos Estados, que resultou num compilado de informações sobre a violência no Brasil. A pesquisa completa você pode fazer o download clicando no link abaixo.   

https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf

POLITIZAÇÃO

Em ano Eleitoral, qualquer fagulha pode servir de munição para exploração política com o objetivo de prejudicar político A ou B. Após a reportagem, grupos de apoiadores políticos, principalmente ligados a gestão municipal, providenciaram de imediato, associar a reportagem a figuras política de Jequié, como se ela foi um pedido de um ou outra personalidade política de cenário nacional, a exemplos dos deputados Antonio Brito (PSD) e Leur Lomanto (UB).

No caso de Antonio Brito, cargos comissionados da prefeitura de Jequié agiram rápido na tentativa de assacar ao Deputado seu vínculo à matéria, até criando texto difamatórios e caluniosos, espalhando áudios falsos, na desesperada tentativa de que a Fake News colasse no deputado, porém sem êxito algum.

Da mesma forma agiram com o Deputado Leur Lomanto Júnior quando compartilharam em redes sociais, várias fotos e vídeos copiados do perfil Instagram do radialista Júnior Mascote, o único da imprensa de Jequié que concedeu entrevista ao repórter Marcus Reis, da Tv Record, inclusive sendo gravada no stúdio da Rádio Jequié FM, de propriedade do Deputado Leur Lomanto.

Júnior inclusive gravou um vídeo se isentado de ter algum envolvimento com a “encomenda da matéria”. Ainda segundo o post do radialista Júnior Mascote, irá ao ar o documentário da Rede Record, com duração de 1h, sobre a violência em Jequié, que possivelmente será exibida neste mês de maio, pelo Programa Domingo Espetacular.

REPÚDIO EM MASSA

A reportagem gerou o repúdio da Câmara de vereadores, do prefeito Zé Cocá (PP), da Polícia Militar e até mesmo do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), todos afirmando que os dados apresentados na reportagem não condizem com a realidade em Jequié.

FESTA DE SÃO JOÃO

Algumas postagens em redes sociais, principalmente nos grupos de WhatsApp, chamaram a atenção nas reações apresentadas. Para um internauta que pediu para manter o seu anonimato, ele foi pleno ao afirmar:

Não entendi algumas reações, principalmente do prefeito de Jequié. Se ele diz que está transformando Jequié, que seu trabalho tá dando resultado e que seu empenho é para fazer uma festa de São João ainda melhor que o ano passado, o que esses dados passados da violência, de 2022, vai mudar para ele e para o trabalho dele em Jequié? Bola pra frente, prefeito! A festa que o senhor quer fazer é bem maior que essa reportagem. Ficar repercutindo notícia ruim é perder tempo com o que não presta.

 Esperava o senhor dizer: Olha gente, essa não é a realidade de hoje. Isso foi em 2022. Vamos deixar a imprensa fazer o trabalho dela mesmo a gente discordando dessa matéria com dados antigos. O importante para todos nós e que estamos mudando Jequié. A cidade agora é outra. Vamos fazer a nossa festa de São João com muita paz, com muita tranquilidade, melhor que o ano passado e queremos vocês aqui em Jequié, no melhor São João da Bahia. No São João da paz e da alegria. O São João de Jequié. Será que isso não soaria, além de melhor, seria também um comportamento mais institucional da prefeitura? Acho que seria melhor do que todo esse alvoroço. ”, destacou o internauta no seu perfil pessoal no Instagram.

 

FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!