O artista plástico Luciano Lélis, foi convidado para expor seu trabalho no evento Reggae Insano, realizado na cidade de Vitória da Conquista e contará com a apresentação de artistas como Adão Negro, grande nome do Reggae nacional. Ao solicitar apoio por parte da Secretaria de Cultura para poder participar do evento, o Secretário Domingos Ailton negou qualquer tipo de ajuda.
Chama a atenção a falta de interesse em ajudar os artistas, pois inúmeras vezes as secretarias municipais ajudam atletas que vão representar a cidade em eventos esportivos, com ajuda de custo como passagem ou diária. Mas quando se trata de apoio a cultura, a burocracia impede de incentivar os artistas locais, a expor seus trabalhos em grandes eventos, onde poderiam mostrar que a cidade de Jequié não é apenas a cidade mais violenta do país, mas a cidade que tem uma infinidade de talentos artísticos, esportivos e educacionais.
Veja abaixo o vídeo gravado por Luciano Lélis, onde ele desabafa sobre o caso:
A Secretaria de Cultura e Turismo do município de Jequié, conta com o orçamento anual de aproximadamente R$ 15 milhões para as ações voltadas para a área da cultura no município, desde a realização de eventos, projetos culturais, festas como São João e o Natal, Dia do Evangélico e outras festas menores. Entretanto, quando se trata do apoio aos artistas locais, o argumento da secretaria é falta de recursos para apoiar ações. Desde 2021, quando assumiu a Secretaria, o atual secretário Domingos Ailton, tem sido alvo de constantes críticas por parte da classe artística local.
Muitos artistas reclamam da falta de investimentos para a área e criticam o fato de o município não ter realizado nenhuma ação para fomentar a rica cultura local, resumindo os editais culturais, aos recursos encaminhados pelo Governo Federal por meio das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.
Comentários: