No dia 13/05, ocorrerá a licitação para exploração comercial e manutenção das BRs 116 e 324. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), assumirá as BRs e a sessão de abertura de propostas para contratação será no valor de cerca de R$ 500 milhões.
CONTRAPARTIDA
Caberá às contratadas realizar serviços como recuperação do pavimento com tapa-buracos, melhorias na sinalização, limpeza da pista, desobstrução de bueiros e dispositivos de drenagem, caiação e roçada. “Vale ressaltar que os contratos e os serviços previstos no edital serão semelhantes aos celebrados em toda a malha rodoviária sob a jurisdição do DNIT”, disse o órgão por meio de nota.
A autarquia disse que, em razão da reversão dos trechos das rodovias para a jurisdição do departamento, também trabalha na contratação de empresa para executar serviços de operação de tráfego rodoviário, tanto na BR-116, no trecho que vai de Feira de Santana, passando por Jequié (BA), chegando à divisa com Minas Gerais, como na BR-324, em trecho que vai de Salvador a Feira de Santana. A licitação foi dividida em sete lotes.
JEQUIÉ FICA DE FORA DAS DISCUSSÕES
O DNIT fica na administração de forma provisória, já que uma nova concessão está em andamento. As audiências públicas para a nova concessão estão acontecendo e foram iniciadas dia 5, nesta semana, com sessões na segunda (5), em Salvador (BA), na terça (6), em Feira de Santana (BA), e na quinta-feira (8), em Vitória da Conquista (BA). A última sessão será realizada de forma presencial e virtual no dia 16 de maio, em Brasília, na sede da ANTT. O município de Jequié não foi escalado pelo DNIT como cidade sede para as discussões sobre a nova concessão de administração das BRs 116 e 330.
AUMENTO NAS TARIFAS
Uma nova proposta prevê um reajuste significativo no valor da tarifa do pedágio. O aumento previsto é de R$7,00 para mais de R$25,00 no trecho entre Salvador e Feira, além de dobrar o número de praças ao longo dos 660 km. A informação foi divulgada em audiência pública conduzida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Feira de Santana, ontem, dia 6, terça-feira.
O projeto, denominado Rota 2 de Julho, prevê R$ 24 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, em 663 quilômetros das rodovias BR-324 e BR-116. O trecho, hoje sob concessão da ViaBahia, terá o contrato encerrado no dia 15 de maio, após acordo entre órgãos estatais e a própria concessionária, enquanto a nova concessão deve ter início em 2026.
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