Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta- feira, 23 de Agosto de 2024

Jequié

Da Palmeira Imperial à Biblioteca Municipal. Tudo vira ossos de borboletas

Sem temor. Sem pudor. A serra que cortou a Palmeira imperial fez o mesmo com os livros que salvam vidas

Benedito Freire Sena
Por Benedito Freire Sena
Da Palmeira Imperial à Biblioteca Municipal. Tudo vira ossos de borboletas
Editoria de Arte/TV Jequié
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A palmeira imperial vive em média, 150 anos. No decorrer desse tempo, milhões de seres vivos fazem dela o que querem. "Coisas de Deus: Somos as criaçõezinhas dele, quinem as galinhas e os porcos.”

A imagem de uma dessa espécie imperial sendo exterminada, transtornou parte dos jequieenses. Decepada juntamente com outras árvores, sem nenhum "cetro ou bastão", mas tão importante quanto para a construção de um estacionamento comercial em Área considerada de Proteção Permanente, no caso do castigado Rio Jequiezinho, que nos presenteava com seus poços com banhos salobros para amenizar o calor e travessuras na pré-adolescência de " frutas e passarinhos".

Peço vênia para conjecturas. Assim como a Palmeira favorecia milhões de seres vivos, o velho prédio que abrigava a BIBLIOTECA CENTRAL DR. NEWTON PINTO DE ARAUJO, torrado nos cobres. poderia ser considerada uma Área de Proteção Permanente, apta a levar conhecimento aos milhares de jovens munícipes, presas fáceis para se tornarem serviçais do narcotráfico.

O São João também, deveria ter a mesma prerrogativa de Evento Permanente Proteção dos costumes e crenças, protegido contra a indústria do entretenimento que lhe rouba a poesia e a memória. Ser prefeito é bem fácil. Distinguir espaços que necessitam de permanente proteção é que é o X do problema.

 

Por Benedito Sena

FONTE/CRÉDITOS: Bené Sena
Comentários:
Benedito Freire Sena

Publicado por:

Benedito Freire Sena

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens de ser TV Jequié

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.