Espalhe por ai:

A Acelen deve anunciar ainda nesta sexta-feira (17) a redução do preço da gasolina produzida na Refinaria Mataripe, antiga Landulpho Alves. O metro cúbico do combustível fabricado em Mataripe deve sofrer uma redução para um pouco maior que a anunciada pela Petrobras. A mudança deve ter um impacto de aproximadamente R$ 0,10 por litro de produto refinado. A informação é do Correio 24 horas. No início da semana, a Acelen tinha informado às distribuidoras que não iria reduzir o valor do litro do combustível, mas acabou voltando atrás da decisão.

O novo preço começa a ser praticado a partir deste sábado (18). Como a unidade deixou de fazer parte do Sistema Petrobras, as variações de preços passaram a se dar de maneira autônoma. A Acelen, recém-adquirida pelo fundo Mubadala, pretende definir reajustes de acordo com a sua estratégia de mercado, que é diferente da adotada pela estatal.

Internamente se diz que os reajustes podem ou não coincidir com os aplicados pela Petrobras. Em resumo, desta vez, as contas coincidiram, mas isto não é uma regra. Na última terça-feira (14), pela primeira vez uma refinaria brasileira deixou de seguir os reajustes anunciados pela Petrobras, um reflexo do processo de privatização de parte da área de refino da estatal. A estatal anunciou uma queda de 3% no preço do produto.

*Giro Ipiaú

Espalhe por ai: